top of page
  • Dra. Luísi Rabaioli

Tudo bem roncar?


O ronco é um som que algumas pessoas fazem enquanto dormem, de vez em quando ou todas as noites. Mas, será que roncar é normal? A resposta é: não!


O ronco pode acontecer em algumas situações, como quando você está resfriado ou com o nariz entupido. No entanto, se o ronco for frequente e intenso, pode ser sinal de um problema mais sério.


Causas do ronco


A via aérea superior pode ser comparada a um cano pelo qual o ar passa enquanto respiramos. Essa via aérea é composta por várias partes, incluindo o nariz, faringe e laringe. Quando o ar passa, ele pode encontrar obstáculos no caminho que irão dificultar a passagem, como um excesso de tecidos moles na garganta ou uma obstrução nasal.


Esses obstáculos podem causar vibrações na garganta, produzindo o som do ronco. Além disso, podem levar a uma diminuição do fluxo de ar, o que é chamado de apneia do sono.


Existem várias razões pelas quais a via aérea superior pode ficar obstruída:


  1. Excesso de peso: pessoas com excesso de peso têm mais tecido gorduroso em volta das vias aéreas, o que pode estreitá-las.

  2. Consumo de álcool: o álcool relaxa os músculos da garganta, o que pode levar a um estreitamento das vias aéreas e, consequentemente, ao ronco.

  3. Tabagismo: fumar pode irritar as vias aéreas e causar inflamação, o que pode estreitá-las e levar ao ronco.

  4. Idade: com o envelhecimento e por alterações hormonais e musculares, as vias aéreas podem estreitar naturalmente, o que aumenta o risco de ronco.

  5. Congestão nasal: se o nariz estiver congestionado devido a uma alergia, resfriado, sinusite ou desvio de septo, a pessoa pode respirar pela boca e aumentar o risco de ronco.

  6. Anatomia da boca e garganta: pessoas com amígdalas grandes, úvula (a "campainha" na parte de trás da garganta) longa ou língua grande têm mais probabilidade de roncar.


Apneia do sono


O ronco pode indicar um distúrbio do sono chamado apneia do sono. Esse distúrbio faz a pessoa parar de respirar várias vezes durante a noite. A apneia do sono pode causar problemas de saúde, como pressão alta, doenças cardíacas, derrames cerebrais (AVC), diabetes e outros problemas de saúde. Também pode afetar a qualidade de vida, fazendo a pessoa se sentir sonolenta durante o dia, cansada, desatenta e de mau humor.


Tratamento


Se você ou alguém que você conhece ronca regularmente, é importante procurar um médico para avaliar o problema. Existem vários tratamentos disponíveis para a apneia do sono, como mudanças no estilo de vida, dispositivos de pressão positiva (CPAP), aparelhos de avanço mandibular, tratamentos fonoaudiológicos, cirurgia e outras opções.



Então, se você está preocupado com o seu ronco, converse com um otorrinolaringologista. Ele poderá avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento para você. E lembre-se: cuidar da saúde do sono é fundamental para ter uma boa qualidade de vida!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page