POR QUE DORMIMOS?

   

    Quando foi a última vez que você dormiu bem e acordou se sentindo completamente descansado?

    O sono é um estado de inconsciência e durante ele nosso organismo se recupera de todo o desgaste físico e mental ao qual foi submetido ao longo do dia.


    Mais importante do que dormir rápido é concluir todas as fases do sono e poder sonhar!

    Nosso sono não é igual durante toda a noite, ele pode ser divididos em 2 grandes fases, de acordo com a movimentação dos olhos (REM=Rapid Eyes Movement) e cada uma tem sua importância:

  1.  SONO NÃO-REM:

    Ocupa cerca de 75% da noite e é dividido em 3 fases: N1, N2 e N3.

  •  Fase N1: é a transição da vigília para o sono, a fase mais superficial. Nele, há onda cerebrais de baixa frequência e amplitude, redução da atividade muscular e movimentos oculares lentos.

  •  Fase N2: é o sono intermediário, quando despertares já são mais difíceis de ocorrer. Nosso cérebro já apresenta ondas mais lentas em comparação com N1. 

  •  Fase N3: é a fase do sono profundo e ocorrem muitas etapas importantes aqui! Também conhecido como "sono de ondas lentas", nesse momento há produção de hormônios, redução da produção de cortisol e adrenalina, restauração de moléculas de DNA e reparação de danos sofridos no dia.

2.  SONO REM:

    Esse é o estágio mais profundo, caracterizado por movimentos oculares rápidos que podem ser detectados através de exames específicos. 
    Pode ser definido como "uma mente ativa em um corpo dormindo", pois os músculos estão paralisados mas é nessa fase que ocorrem os sonhos, aprendizagem, consolidação de memória e organização das informações que recebemos ao longo do dia.  


    Assim, podemos entender que dormir vai bem além de fechar os olhos. É um momento de extrema importância para organização de nossas funções, regulação e equilíbrio corporal.

    Um sono de má qualidade pode gerar impactos a curto e longo prazo, muitas vezes silenciosos. Fique atento!

 

Porto Alegre (51) 3072.7203 | 99702.1127 Novo Hamburgo (51)3398.9421

Formulário de Inscrição

  • Instagram
  • Facebook