top of page
  • Dra. Luísi Rabaioli

Apnéia do Sono e Refluxo Faringo-Laríngeo

Atualizado: 13 de abr. de 2020

A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) e o refluxo laringofaríngeo (RLF) são doenças com alta prevalência, chegam a 2%‐4% e 20%‐40% na população adulta, respectivamente. 

Muitos pacientes com RLF não apresentam azia/queimação. São sintomas comuns do RLF o pigarro, desconforto ou dores na garganta, halitose, tosse crônica, asma, entre outros.

Há diversas teorias que dão suporte à associação entre RFL e SAOS, pela inflamação e redução do calibre das vias aéreas superiores decorrente do contato prolongado do conteúdo gastroduodenal na faringe e laringe. Além disso, ambas as doenças compartilham a obesidade como importante fator de risco, podem justificar a apneia e o refluxo em um mesmo indivíduo pela redução da permeabilidade das vias aéreas superiores e o aumento da pressão intra‐abdominal.

Em um recente estudo feito no Brasil, a prevalência de sinais e sintomas sugestivos de refluxo laringofaríngeo em adultos com SAOS foi de 89%, significativamente maior em indivíduos.


Te identificou? Marca uma avaliação para entendermos melhor e resolvermos o problema!


Dra. Luísi Rabaioli

Porto Alegre - (51) 99702.1127 | 3072.7203

Novo Hamburgo - (51) 3398.9421



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Saiba mais sobre Ronco e Apnéia do Sono

Você certamente já ouviu falar em ronco e apnéia do sono. Mas sabe o que causa esses distúrbios? A apneia é caracterizada por interrupções na respiração que se repetem ao longo da noite, principalment

Post: Blog2_Post
bottom of page