
INSÔNIA
Existe uma epidemia silenciosa acontecendo em 30 a 40% da população!
Insônia é a dificuldade para iniciar e/ou manter o sono durante a noite, prejudicando o bom funcionamento da mente e do corpo: ou seja, é a redução da qualidade ou do tempo de sono.
Acomete todas as idades e ambos os sexos, porém parece ser um pouco mais comum em mulheres de meia-idade.
O quadro pode ser agudo ou crônico e diversos fatores podem provocá-lo, entre eles inadequações dos hábitos de vida, alterações alimentares, distúrbios hormonais, uso de medicamentos, preocupações e ansiedade.
Esse transtorno pode ter importante repercussão nas atividades diurnas, sejam profissionais ou sociais.
Durante o sono, ocorre a manutenção do nosso corpo, é nesse momento que o cérebro descarta o que não é mais útil, como em uma faxina geral.
Ficar sem dormir desregula o corpo inteiro, provocando aumento da pressão arterial, elevação dos níveis de adrenalina e cortisol, provocando mau humor e agressividade, um aumento de células brancas e falhas no nosso sistema imunológico. Há também uma piora da memória e tomada de decisões, além de aumento da sensibilidade à dor e risco de doenças neurológicas como Alzheimer.
O primeiro passo para tratá-la é identificar os fatores que estão desencadeando a insônia ou a mantendo, para então direcionar nosso planejamento.
Dormir bem é essencial para um bom bom funcionamento do nosso corpo!
Se você apresenta dificuldades, precisa de uma avaliação!